Unifesspa apresenta nova oportunidade de mestrado profissional para servidores
O Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP) está prestes a lançar novo edital de seleção para a turma 2026.1, com previsão de publicação em novembro de 2025. A iniciativa visa capacitar profissionais para a prática administrativa avançada, com foco na melhoria da gestão pública e no aumento da produtividade das instituições públicas brasileiras.
As informações sobre a nova turma foram apresentadas na tarde desta quarta-feira (21) aos servidores da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e do Instituto Federal do Pará (IFPA), durante uma reunião híbrida organizada pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Progep), pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Propit) e pela coordenação local do PROFIAP na Unifesspa.
Criado pela Resolução nº 18/2014 do CONEPE, o PROFIAP é um programa de pós-graduação stricto sensu em rede, coordenado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior(Andifes), voltado para servidores públicos e demais profissionais interessados em desenvolver competências técnicas e científicas para transformar os processos da Administração Pública.
A próxima turma deverá funcionar, possivelmente, na Unidade II do Campus Marabá, com aulas prioritariamente no turno da noite e possibilidade de parte da carga horária ser ministrada de forma remota síncrona. No último edital, a Unifesspa ofertou 12 vagas, distribuídas entre servidores da própria instituição, servidores de outras instituições federais de ensino e ampla concorrência, com reserva para ações afirmativas. A seleção é baseada exclusivamente na pontuação obtida no Teste ANPAD, sendo exigida uma nota mínima de 250 pontos em edições válidas entre 2023 e 2025.
Durante a reunião, que contou com a presença de mais de 40 servidores, foi solicitado apoio aos Taes na preparação para o teste ANPAD. O pró-reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas, Edson dos Anjos, se comprometeu a mobilizar um grupo de docentes voluntários para ministrar oficinas de resoluções de questões da ANPAD. "Acredito que essas oficinas ajudariam os candidatos na familiaridade com o teste, bem como tirar dúvidas de servidores que já estão em preparação, estudando para o mestrado. Estamos empenhados em apoiar nossos servidores Taes nessa trajetória, uma vez que é uma excelente oportunidade para quem não tem condições de buscar essa formação em outro município", destacou.
As inscrições, ao custo de R$ 200, deverão ser realizadas no site da Fapec Concursos (https://concurso.fapec.org), mediante preenchimento de cadastro e escolha da vaga conforme a categoria de concorrência. Mais informações podem ser acompanhadas no site oficial do PROFIAP Nacional: www.profiap.org.br e no site da Progep. A expectativa é que o programa continue a formar profissionais comprometidos com uma gestão pública mais eficiente, técnica e responsável.
Redes Sociais