Página inicial > Últimas notícias > Cuidados no verão: Campanha na Unifesspa destaca prevenção ao câncer de pele

Cuidados no verão: Campanha na Unifesspa destaca prevenção ao câncer de pele

• Última atualização em Sexta, 26 de Julho de 2024, 17h33

WhatsApp Image 2024 07 26 at 17.17.34O verão amazônico chegou com tudo e com ele a necessidade de se proteger das altas temperaturas registradas em Marabá e região. Nas últimas semanas de julho, o calorão levou muitas pessoas às praias, com temperaturas variando entre 36 e 39°. Os picos altos das temperaturas no sudeste do Pará ocorrem entre 15h e 16h, quando a sensação térmica pode ultrapassar os 40º graus. O mês de agosto, segundo as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia, o Inmet, promete ser ainda mais quente devido ao domínio de uma massa de ar seco que inibe a formação de nuvens.

Com o aumento dos riscos à saúde, uma campanha está sendo realizada pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas da Unifesspa, para alertar os servidores e toda a comunidade acadêmica sobre os cuidados necessários nesta época do ano. Dicas e informações valiosas estão sendo compartilhadas pelas redes sociais oficiais da Unifesspa, com apoio de profissionais de saúde, sobre prevenção e cuidados com a pele, de modo a ajudar o servidor a aproveitar o verão amazônico com mais segurança.Para acompanhar a campanha completa, basta seguir e/ou acessar o perfil da Progep no instagram.

Segundo a médica da Divisão de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV), Alana Ferreira,o câncer de pele afeta tanto indivíduos de pele clara, quanto de pele escura e as pessoas que trabalham expostas ao sol devem ter atenção redobrada. “Pessoas de pele escura têm o risco, por vezes ainda maior, pela demora no diagnóstico,ou seja, frequentemente recebe o diagnóstico de forma tardia. Por isso, devemos cuidar ainda mais da nossa pele nesse verão, evitando exposição ao sol nos horários de pico,usar protetor solar de preferência com fator de proteção superior a 30, óculos de sol, entre outros cuidados”, alertou.

No ano passado, cerca de 230 mil novos casos de câncer de pele foram registrados, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer. Além das orientações em vídeo e cards nas redes sociais, alertando sobre as principais doenças relacionadas ao período mais quente do ano,os servidores que estão em atividade presencial puderam receber  protetores labiais, com proteção solar, como forma de estimular o autocuidado nesse verão.