Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas notícias > Prazer e sofrimento no trabalho: VI Encontro de saúde mental dos servidores discute estratégias de prevenção e cuidados
Início do conteúdo da página

• Última atualização em Terça, 12 de Setembro de 2023, 09h57

Evento contará com palestra, workshop, grupo operativo, sessões de ginástica laboral, meditação, yoga e plantão psicológico

WhatsApp Image 2023 09 11 at 16.55.55 2Nos dias 26, 27 e 28 de setembro, toda a comunidade Unifesspa está convidada a pensar  sobre os desafios e estratégias de prevenção e cuidados em saúde mental no trabalho. O VI Encontro de Saúde Mental dos Servidores da Unifesspa já está com inscrições abertas no SigEventos, com uma programação bastante diversificada.

O evento contará com espaços para o debate, reflexões e trocas de experiências como palestra e workshop,  mas também apresentará serviços e ações de prevenção e cuidados em saúde mental. Nas três unidades do Campus Marabá haverá Plantão Psicológico presencial para os servidores e atendimento remoto para todos os servidores nas unidades fora da sede (via aplicativo Zoom).

A programação prevê, ainda, a realização de grupos operativos de aprendizagem, com base na técnica de Pichon Riviére, com a temática "Luta, labuta e luto", tanto na modalidade online, quanto presencial; lançamento de livro, aulas práticas de yoga e meditação, além de oficinas, dinâmicas e práticas de ginástica laboral.

Com o tema “Entre o prazer e o sofrimento no trabalho: pensando estratégias de prevenção e cuidados em saúde mental”, a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas, por meio da Divisão de Saúde e Qualidade de Vida, tem o objetivo de promover espaços de reflexão e ação, como medidas de enfrentamento aos desafios no campo da saúde mental e trabalho.

Palestra de abertura

Para a abertura do evento, a Unifesspa recebe uma convidada especial: a pesquisadora e docente convidada da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Ana Cláudia Leal Vasconcelos. Ana Cláudia é doutora em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense, tem experiência na Docência em Psicologia, atuando principalmente nos temas trabalho, saúde, subjetividade. Coordena o Laboratório de Psicologia, Trabalho e Saúde (Lapsic) da Ufam, é Líder do Grupo de Pesquisa Psicologia, Trabalho e Saúde no Diretório de Grupos do CNPQ, certificado pela UFAM], membro do GT 30- Modos de vida e trabalho: ciência, cotidiano e democracia, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP) e Membro da diretoria da Associação Brasileira de Ensino em Psicologia (ABEP).

Além da palestra de abertura, a pesquisadora ministrará o Workshop “Saúde mental e trabalho: o que gestores e equipes têm a ver com isso?”, no dia 27 de setembro, às 15h30, no prédio multiuso. O evento também contará com a oficina de estética corporal “Respiros, suspiros e suspiros", ministrada pelo Prof. Dr. César Paro, da Faculdade de Saúde Coletiva, no dia 26 de setembro, das 17h às 18h, e atrações culturais. Nos dias 26 e 27 de setembro, os servidores e toda a comunidade acadêmica também poderão aprender xadrez e se divertir com um tabuleiro gigante que estará exposto no hall de entrada do bloco central da Unidade III. Um torneio também marcará o evento, com organização do ICE em parceria com a Proex.

Confira a programação completa!

Inscrições e transmissão

O evento é aberto ao público, com inscrições pelo Sigeventos ou no local do evento. A inscrição é obrigatória apenas para os que desejarem certificado de participação no evento ou que desejarem participar da oficina, dos grupos operativos e do Worshop. A inscrição no evento principal não garante a participação nos eventos associados. Para os grupos operativos são ofertadas 15 vagas; para a oficina 20 vagas e para o wokshop, 50 vagas. Nessas atividades  é necessário realizar a inscrição no Sigeventos, que aparecem como eventos associados ao VI Encontro de Saúde Menta dos Servidores da Unifesspal.

Para os que desejarem acompanhar o evento de forma remota e quiserem receber certificado de participação, devem acessar o canal da Unifesspa no Youtube e preencher a lista de presença que será disponibilizada no chat ao longo da transmissão. Para não perder nenhum momento do evento, os interessados podem se inscrever no canal e ativar o sino de notificações. O participante será lembrado sempre que o evento estiver prestes a começar.

O Encontro de Saúde Mental, idealizado pela servidora Poliana Gonçalves Ferreira, é um evento anual promovido pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Progep), por meio da Divisão de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV), e conta com a colaboração e parceria de outras instâncias  internas e externas à comunidade acadêmica, dentre elas, a Faculdade de Psicologia da Unifesspa, o Grupo de Pesquisa Gestão, Trabalho e Saúde (GTS), coordenado pela professora Maria do Socorro Sales e o Grupo de estudos e atendimentos psicanalíticos em Marabá (Geapsi), coordenado pela professora Katerine Sonoda.

registrado em:
Aceitar todos