Progep realiza I Fórum de Combate à Violência Contra a Mulher
A Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Progep), realizou no dia 31 de agosto, o I Fórum de Combate à Violência Contra a Mulher, em alusão ao ‘Agosto Lilás’, mês voltado ao enfrentamento à violência doméstica contra a mulher.
No fórum, a assessora da 3° PJ do Ministério Público do Pará, Alessandra Chaves da Silva, abordou a violência doméstica e controle externo da atividade policial. Outras palestrantes do evento foram: a professora e coordenadora do Grupo de Pesquisa Sobre Violência, Marilza Sales Costa e Tábata Pereira da Silva Veloso, psicóloga e coordenadora do Parápaz em Marabá.
A campanha foi criada em alusão à Lei Maria da Penha, sancionada em 07 de agosto de 2006, frente à necessidade de inibir os casos de violência doméstica no Brasil. A ação visa conscientizar o corpo acadêmico, administrativo e discente, com intenção de juntos formar uma força no combate à violência contra a mulher na instituição.
Para Lygia Policarpio, ouvinte do fórum e docente da Unifesspa, a sua realização foi muito importante e para essa causa social. “O evento foi excelente, com falas fortes, vindas de mulheres fortes e dados que, até certo ponto, nos deixaram atônitos. Saber que nós mulheres sofremos vários tipos de violência todos os dias, mas que temos apoio, amparo, etc. acaba nos fortalecendo, e o Fórum ressaltou essa ideia. Eventos como esse são fundamentais para pensarmos políticas de combate a todos os tipos de violência contra a mulher. A iniciativa da Progep está pautada na luta pelos direitos das mulheres, em especial, das mulheres servidoras, trazendo o olhar atento da administração superior ao nosso bem-estar, para além do lado profissional.”, disse.
Redes Sociais