Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Manual do Servidor > Progressão/Promoção Funcional por Desempenho Acadêmico
Início do conteúdo da página

Progressão/Promoção Funcional por Desempenho Acadêmico

Última atualização em Segunda, 27 de Novembro de 2023, 17h27

Assunto do Processo: 022.63 -  Promoção e Progressão Funcional

Assunto Detalhado: Progressão ou Promoção Funcional por Desempenho Acadêmico - Nome do(a/e) Servidor(a/e)

Setor Responsável: CADC(11.17.20)/Dicadc/DDD/Progep. 

 

OBJETIVO DO MANUAL

Descrever a instrução e o fluxo do processo concessão da Progressão/Promoção Funcional por Desempenho Acadêmico, prevista no Plano de Cargos e Carreiras do Professor do Magistério Superior, Lei nº 12.772/2012.

 

DEFINIÇÃO/RESUMO

  • Progressão Funcional por Desempenho Acadêmico

A Progressão Funcional por Desempenho Acadêmico é a ascensão de nível na mesma classe. Exemplo: 

Exemplo 1

  • Promoção Funcional por Desempenho Acadêmico

A Promoção é a ascensão para nível de classe distinta.  Exemplo:

Exemplo2 1 Editado

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Para ambas as modalidades se fazem necessários:

  1. O cumprimento do interstício mínimo de 24 meses de efetivo exercício dentro do nível;
  2. Cumprimento e aprovação na avaliação de desempenho para fins de progressão funcional realizada no próprio Instituto, art. 14 da Resolução nº 4.644/2015-Consad/Ufpa.

A partir do advento do Ofício Circular nº 053/2018 – Ministério do Planejamento, acerca da indissociabilidade da avaliação de desempenho, o direito à progressão funcional é efetivamente constituído somente após a aprovação da avaliação de desempenho.

A Comissão Permanente de Pessoal Docente e a Progep recomendam que os autos de progressão sejam autuados com antecedência mínima de 60 (sessenta) dias ao cumprimento de 24 meses de efetivo exercício para não gerar prejuízos ao interstício do servidor. 

Explicitando acerca da avaliação de desempenho para fins de progressão funcional é realizada pelos seus pares no conselho da unidade de lotação, a partir da conferência do cumprimento da pontuação mínima necessária para cada progressão.

A banca de avaliação que emitirá o parecer ao escrutínio do conselho da unidade de lotação, deverá observar para sua composição:

- Para as Progressões relativas às Classes A, B e C, em todos seus níveis, a banca será composta por docentes da Classe C (6), Nível 604, denominação Adjunto C, exceto em casos da Unidade de lotação do docente requerente não possuir docentes na condição acima referida, circunstância em que a Banca de Avaliação de Desempenho poderá ser composta por professores integrantes de Classe e Nível iguais ou superiores à Classe e Nível do docente requerente;

- Para as Progressões e Promoções relativas à Classe D, com a denominação de Professor Associado, os membros integrantes da Banca de Avaliação devem estar na Classe E, com a denominação de Professor Titular, ou devem pertencer ao último nível da Classe D;

- Para Promoção à Classe E, de Professor Titular, a Banca de Avaliação de Desempenho deverá ser formada preferencialmente por Professores Titulares, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) ou de outras Instituições de Ensino Superior, ou por Professores da Unifesspa integrantes do último nível da Classe D, com atuação na mesma área de conhecimento do candidato 

No que tange aos efeitos financeiros iniciarão, em regra, a partir da aprovação em avaliação de desempenho que, nos termos do art. 14 da Resolução nº 4.644/2015 CONSAD/UFPA, é realizada com a aprovação do parecer da banca de avaliação do Instituto, salvo necessidade de complementação da documentação requerida pela banca de avaliação ou CPPD, a qual postergará o início dos efeitos financeiros para a data da complementação.

Em respeito à Nota nº 01/2018/PF-Unifesspa/PGF/AGU os procedimentos administrativos detêm o prazo de 30 dias a contar do protocolo do requerimento para a sua decisão, quando for desnecessária a complementação.

Assim, ultrapassando o prazo de 30 dias da data de protocolo do pedido, sem a expedição da decisão pela concessão da progressão funcional, a partir do 31º dia iniciarão os efeitos financeiros e de registro, em síntese, a mora administrativa.

 

SIGLAS 

CADC - Coordenadoria de Acompanhamento de Desempenho e Carreira;

GR – Gabinete da Reitoria;

DIRC – Divisão de Registro e Controle;

CPPD – Comissão Permanente de Pessoal Docente;

SIPAC – Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contrato;

 

INSTRUMENTOS NORMATIVOS

Lei nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012.

Resolução nº 4.644/2015-Consepe/UFPA.

Ofício Circular nº 053/2018 do Ministério do Planejamento.

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A INSTRUÇÃO DO PROCESSO

Requerimento solicitando a progressão por interstício assinado pelo interessado;

Curriculum Vitae no formato lattes;

Relatório de atividades devidamente comprovado;

Tabela de pontuação das atividades referenciais do Instituto devidamente preenchida e assinada pelo docente;

Resolução do Instituto que definiu a pontuação da Tabela de Atividades Referenciais.

 

INSTRUÇÃO E TRAMITAÇÃO DO PROCESSO

 

a) O servidor interessado, deverá abrir o processo via Sipac e irá juntar ao processo o Requerimento de Requerimento de Progressão Funcional por Desempenho Acadêmico, cujo modelo encontra-se disponível na plataforma Sipac, após o preenchimento, juntar a documentação conforme descrito acima; 

b) O Dirigente Máximo da Unidade, Diretor do Instituto, irá emitir uma documentação que ateste a assiduidade e responsabilidade do servidor e juntá-la aos autos, bem como expedir a indicação dos integrantes para a banca de avaliação;

c) Em primeira reunião do Colegiado do Instituto, será apreciada os nomes indicados pelo Diretor do Instituto para a composição da banca de avaliação para fins de desempenho acadêmico; 

d) O docente manifestará ciência da composição da banca, bem como os respectivos integrantes da banca manifestaram o conhecimento;

e) A Banca de Avaliação pronunciará mediante o parecer o cumprimento da pontuação mínima para a concessão da progressão;

f)  Em segunda reunião do Colegiado do Instituto, será realizada a aprovação da avaliação de desempenho exarada pela banca de avaliação; ou, em sendo necessário, solicitará ao docente a complementação da documentação;

g) Após juntar as atas das reuniões aos autos, bem como a documentação produzida pela banca de avaliação e pelo diretor do Instituto, os autos serão encaminhados para a CADC;

h) Na CADC serão juntados aos autos as fichas funcionais do docente e encaminhado para a CPPD para expedição de parecer;

i) A CPPD realizará a supervisão geral dos autos, verificando-se que há necessidade de complementação da documentação retornará a CADC para ciência e encaminhamento ao Instituto para a realização das diligências e, depois com a complementação retornará a CPPD para nova apreciação; pugnando pelo deferimento da progressão pleiteada retornará os autos para a CADC para a expedição de portaria;

j) A CADC expedirá a portaria e encaminhará os autos ao Gabinete da Reitoria; 

k) Após a assinatura pelo Reitor, ou àquele que estiver em exercício, os autos retornarão a CADC;

l) De volta na CADC, a portaria será publicada no Boletim Interno de Serviços e no Assentamento Funcional Digital e, após a confecção do despacho de envio encaminhado para a Divisão de Registro e Controle, onde dar-se-á início ao registro nos assentamentos funcionais e na folha de pagamento e após envio a Divisão de Administração de Pagamento para expedição do cálculo do pagamento;

m) Conclusas as etapas de registro e pagamento, a Divisão de Administração de Pagamento enviará os autos ao Arquivo Central para arquivamento. 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página
Save
Preferências do usuário de cookies
Usamos cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Se você recusar o uso de cookies, este site pode não funcionar como esperado.
Aceitar todos
Desabilitar todos
Política de privacidade
Marketing
Set of techniques which have for object the commercial strategy and in particular the market study.
Quantcast
Aceitar
Desabilitar