Atendimento Psicossocial
Setor Responsável: DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA PSICOSSOCIAL (DEAPSI)
OBJETIVO DO PROCESSO
Preservar a saúde física e mental do corpo técnico-administrativo e docente da Universidade, além de valorizar o servidor (a) e promover a qualidade de vida no ambiente de trabalho.
Objetivo específicos:
1. Acolher e avaliar as situações de servidores que apresentem questões relacionadas ao campo da saúde mental e trabalho;
3. Possibilitar a construção de indicadores para intervenção no campo de saúde mental e trabalho na Unifesspa a fim de subsidiar ações de promoção e reabilitação;
4. Participar, fomentar, colaborar e desenvolver projetos de pesquisa e extensão no âmbito da Saúde Mental e Trabalho e da Atenção à Saúde Mental dos Trabalhadores e capacitar profissionais para intervenções neste campo.
REQUISITOS BÁSICOS
Ser servidor lotado na Unifesspa: técnicos-administrativos e docentes.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A INSTRUÇÃO DO PROCESSO
1. Preencher o formulário de atendimento psicossocial de 2023: Formulário.
Obs.: poderá ser exigido outros documentos dependendo da análise do processo.
FLUXO DO PROCESSO
Passo | Unidade | Procedimentos |
1 | Servidor |
Preenchimento do formulário online para atendimento psicossocial ou envio de e-mail para psicologiadsqv@unifesspa.edu.br; |
2 | DEAPSI |
Psicóloga contato o servidor e agenda o acolhimento; |
3 | DEAPSI |
Acolhimento é realizado e se inicia o atendimento; |
4 | DEAPSI |
Encaminhar o servidor para tratamento médico, psicológico e/ou assistência social; Intervenção junto à equipe de trabalho com vistas à mediação de conflitos; -Feedback sobre o atendimento psicossocial (Caso a demanda tenha sido encaminhada pela chefia); |
5 | DEAPSI |
Acompanhamento junto ao profissional responsável (Se o servidor estiver em atendimento externo); |
6 | DEAPSI |
Conclusão do acompanhamento e arquivamento; |
DESENHO DO PROCESSO
Clique na imagem para melhor visualização (em breve).
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
O que é o Setor de Atendimento Psicossocial?
É um espaço para o acolhimento e escuta do (a) servidor (a). Procedimentos que envolvem o recebimento dos servidores por profissionais qualificados em local com infraestrutura adequada e direcionamento das suas demandas, contribuindo para a humanização do atendimento. Realiza o acompanhamento psicossocial dos servidores. Também orienta as relações de trabalho com o propósito de alcançar progressos no desenvolvimento institucional como um todo, priorizando, contudo, o ser humano.
O que é o atendimento psicossocial a servidores (docentes e técnicos) da Unifesspa?
O acompanhamento psicossocial é um espaço de escuta qualificada realizado por uma psicóloga que visa orientar os/as trabalhadores/as em relação às demandas de saúde mental na relação com o trabalho. Seu objetivo é auxiliar os trabalhadores no enfrentamento das dificuldades e na construção de soluções que promovam saúde e
satisfação em relação ao trabalho. O acompanhamento psicossocial não é uma psicoterapia, podendo o servidor (a) ser encaminhado para esse atendimento e outros atendimentos em saúde, se necessário.
Como o atendimento é realizado?
A equipe de atenção psicossocial, da Divisão de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV) está oferecendo acolhimento e acompanhamento psicossocial de forma presencial e on-line. O atendimento presencial será realizado no seguinte endereço: Rod. BR-230 (Transamazônica), Loteamento Cidade Jardim, Av. dos Ipês, s/n.o - Cidade Jardim, Marabá – PA. Bloco Central. Térreo. No Espaço da DSQV. O atendimento on-line será realizado através do Google Meet, o qual pode ser acessado pelo computador, tablet ou smartphone.
Como agendar um atendimento?
Preencha o formulário e aguarde a psicóloga entrar em contato com a data e o horário do atendimento. Caso você encontre dificuldades para preencher o formulário, ou queira mais informações, envie um e-mail para: psicologiadsqv@unifesspa.edu.br. É relevante reforçar que o atendimento é sigiloso e NÃO será gravado.
A quem se destina o atendimento?
O atendimento psicossocial destina-se SOMENTE A SERVIDORES que estejam enfrentando alguma dificuldade relacionada ao trabalho e dentre outras questões saúde, associadas à atividade laboral.
Obs: É permitido ao servidor (a) afastar-se de suas atividades para ser atendido, desde que comunicado à chefia imediata.
Quem pode solicitar o atendimento?
A iniciativa para solicitação do atendimento poderá partir do servidor (a), do grupo de trabalho ou ainda da chefia imediata.
Quais são os dias e horários de atendimento?
Os atendimentos são realizados de segunda à sexta-feira, no horário compreendido entre 08 e 18 horas com agendamento prévio.
Equipe técnica atualmente responsável pelo atendimento psicossocial:
Poliana Gonçalves Ferreira. Técnica em Educação/Psicologia/DSQV/SIASS/UNIFESSPA. Matrícula: 2260095. Doutoranda em Psicologia, MBA em Gestão de Pessoas, Especialista em psicopatologia e psicodiagnóstico. Psicóloga Organizacional e do Trabalho CRP10/02978.
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