Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Manual do Servidor > Atendimento Psicossocial
Início do conteúdo da página

Atendimento Psicossocial

Última atualização em Terça, 14 de Fevereiro de 2023, 15h43

Setor Responsável: DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA PSICOSSOCIAL (DEAPSI)

OBJETIVO DO PROCESSO

Preservar a saúde física e mental do corpo técnico-administrativo e docente da Universidade, além de valorizar o servidor (a) e promover a qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Objetivo específicos:

1. Acolher e avaliar as situações de servidores que apresentem questões relacionadas ao campo da saúde mental e trabalho;

3. Possibilitar a construção de indicadores para intervenção no campo de saúde mental e trabalho na Unifesspa a fim de subsidiar ações de promoção e reabilitação;

4. Participar, fomentar, colaborar e desenvolver projetos de pesquisa e extensão no âmbito da Saúde Mental e Trabalho e da Atenção à Saúde Mental dos Trabalhadores e capacitar profissionais para intervenções neste campo.

REQUISITOS BÁSICOS

Ser servidor lotado na Unifesspa: técnicos-administrativos e docentes.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A INSTRUÇÃO DO PROCESSO

1. Preencher o formulário de atendimento psicossocial de 2023: Formulário.

Obs.: poderá ser exigido outros documentos dependendo da análise do processo.

FLUXO DO PROCESSO

 Passo Unidade  Procedimentos
 1  Servidor

Preenchimento do formulário online para atendimento psicossocial ou envio de e-mail para psicologiadsqv@unifesspa.edu.br;

2 DEAPSI

Psicóloga contato o servidor e agenda o acolhimento;

3 DEAPSI

Acolhimento é realizado e se inicia o atendimento;

4 DEAPSI

Encaminhar o servidor para tratamento médico, psicológico e/ou assistência social;

Intervenção junto à equipe de trabalho com vistas à mediação de conflitos;

-Feedback sobre o atendimento psicossocial (Caso a demanda tenha sido encaminhada pela chefia);

5 DEAPSI

Acompanhamento junto ao profissional responsável (Se o servidor estiver em atendimento externo);

6 DEAPSI

Conclusão do acompanhamento e arquivamento;

DESENHO DO PROCESSO

Clique na imagem para melhor visualização (em breve).

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

O que é o Setor de Atendimento Psicossocial?

É um espaço para o acolhimento e escuta do (a) servidor (a). Procedimentos que envolvem o recebimento dos servidores por profissionais qualificados em local com infraestrutura adequada e direcionamento das suas demandas, contribuindo para a humanização do atendimento. Realiza o acompanhamento psicossocial dos servidores. Também orienta as relações de trabalho com o propósito de alcançar progressos no desenvolvimento institucional como um todo, priorizando, contudo, o ser humano.

O que é o atendimento psicossocial a servidores (docentes e técnicos) da Unifesspa?

O acompanhamento psicossocial é um espaço de escuta qualificada realizado por uma psicóloga que visa orientar os/as trabalhadores/as em relação às demandas de saúde mental na relação com o trabalho. Seu objetivo é auxiliar os trabalhadores no enfrentamento das dificuldades e na construção de soluções que promovam saúde e

satisfação em relação ao trabalho. O acompanhamento psicossocial não é uma psicoterapia, podendo o servidor (a) ser encaminhado para esse atendimento e outros atendimentos em saúde, se necessário.

Como o atendimento é realizado?

A equipe de atenção psicossocial, da Divisão de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV) está oferecendo acolhimento e acompanhamento psicossocial de forma presencial e on-line. O atendimento presencial será realizado no seguinte endereço: Rod. BR-230 (Transamazônica), Loteamento Cidade Jardim, Av. dos Ipês, s/n.o - Cidade Jardim, Marabá – PA. Bloco Central. Térreo. No Espaço da DSQV. O atendimento on-line será realizado através do Google Meet, o qual pode ser acessado pelo computador, tablet ou smartphone.

Como agendar um atendimento?

Preencha o formulário e aguarde a psicóloga entrar em contato com a data e o horário do atendimento. Caso você encontre dificuldades para preencher o formulário, ou queira mais informações, envie um e-mail para: psicologiadsqv@unifesspa.edu.br. É relevante reforçar que o atendimento é sigiloso e NÃO será gravado.

A quem se destina o atendimento?

O atendimento psicossocial destina-se SOMENTE A SERVIDORES que estejam enfrentando alguma dificuldade relacionada ao trabalho e dentre outras questões saúde, associadas à atividade laboral.

Obs: É permitido ao servidor (a) afastar-se de suas atividades para ser atendido, desde que comunicado à chefia imediata.

Quem pode solicitar o atendimento?

A iniciativa para solicitação do atendimento poderá partir do servidor (a), do grupo de trabalho ou ainda da chefia imediata.

Quais são os dias e horários de atendimento?

Os atendimentos são realizados de segunda à sexta-feira, no horário compreendido entre 08 e 18 horas com agendamento prévio.

Equipe técnica atualmente responsável pelo atendimento psicossocial:

Poliana Gonçalves Ferreira. Técnica em Educação/Psicologia/DSQV/SIASS/UNIFESSPA. Matrícula: 2260095. Doutoranda em Psicologia, MBA em Gestão de Pessoas, Especialista em psicopatologia e psicodiagnóstico. Psicóloga Organizacional e do Trabalho CRP10/02978.

 

SIGLAS

DEAPSI - DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA PSICOSSOCIAL

registrado em:
Fim do conteúdo da página
Save
Preferências do usuário de cookies
Usamos cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Se você recusar o uso de cookies, este site pode não funcionar como esperado.
Aceitar todos
Desabilitar todos
Política de privacidade
Marketing
Set of techniques which have for object the commercial strategy and in particular the market study.
Quantcast
Aceitar
Desabilitar